Buscar
  • Pingo de Gente

Metodologia: Ensinar para aprender

Atualizado: 5 de Abr de 2018

O uso da metodologia "Ensinar para Aprender" visa desenvolver o raciocínio e expressão dos alunos na disciplina de Matemática.

Seja bem vindo à mais uma postagem do nosso blog. Aqui você acompanha o que está acontecendo em nossa escola.


“Dividimos os alunos em duplas para desenvolverem juntos exercícios matemáticos promovendo o desenvolvimento de suas ideias e verbalizando-as ao seu colega.” Prof. Pedro Furtado

A ideia da metodologia


Os alunos do Fundamental 2 estão presenciando em suas aulas de matemática uma nova metodologia proposta pelo professor Pedro Furtado (Esp. Metodologia de Ensino de Matemática e Física). Durante algumas aulas, após fechar o conteúdo de um capítulo, o professor divide os alunos em duplas para desenvolverem exercícios complementares e selecionados de vestibulares e provas como OBMEP, Saresp e outras.


O objetivo é provocar nos alunos o instinto de ensinar o seu colega de dupla. Ao fazer isso, o aluno que está explicando armazena a ideia utilizada para desenvolver a questão e consequentemente não volta a ser uma dúvida, tanto do que ouve a explicação quanto principalmente daquele que explicou.


Essa atitude se assemelha a vida de um professor que constantemente ensina sobre algo e naturalmente tem aquilo gravado em sua mente. Por isso os alunos admiram seus professores! Resultado da repetição que provoca o armazenamento da ideia.

13 visualizações
  • White Instagram Icon

Curta e compartilhe nossa página nas redes sociais.

Contato

Tel: (63) 3225 6758

Email: escolapingodegente.educar@yahoo.com.br

Endereço

502 Norte, Avenida NS 02

Conjunto 02, Lote 13